Histórico da Entidade

AGAP-RN - ASSOCIAÇÃO DE GARANTIA AO ATLETA PROFISSIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE

 

Fundada em 19/04/1982, em assembleia geral extraordinária realizada no auditório da Federação Norte - Riograndense de futebol (FNF). Nesta assembleia resolveram por unanimidade colocar a sede da secretaria da AGAP/RN provisoriamente na Avenida Rio Branco, 675  1º andar, Cidade Alta, nesta capital.

 

Os fundadores da AGAP/RN são: Nilton Pires, Otávio Correia César Filho, Cláudio Gomes de Oliveira, Ivan Silva, Djair Pacheco Duarte, Jonas Félix Damasceno, Noé Soares do Rego, Arié Santos de Souza, Gelson José Divino, César Augusto Etcheverry Silveira, Sandoval Ferreira Nobre, Domício Silvério dos Santos, Wassil Mendes Correa, José Minervino de Souza Filho, Carlos Antônio Severo Dias, Godescarlo Saraiva Botelho Júnior, Mário de Souza Apodi, Robernaldo Noronha Varela, Norival Rocha da Rosa, Gilson Lopes, Caetano Luís Bonlutti, Joel Celestino dos Santos, Gilton Ribeiro da Souza, Hélio de Lima, Newton Lima de Nascimento, Eloi G. de Souza, Inaldo Resende da Cunha, Odilon, Luiz Gonzaga Soares da Silva, Carlos Alberto de Souza, João Maria de Macedo, Aluízio Ferreira da Costa, Fábio Evaldo Xavier Carlos, Roberto Monteiro Araújo, André Luiz Victor dos Santos, Geraldo Auselino da Silva, Rosalvo Ferreira da Silva, José Luiz de Albuquerque e Silva, José Soares de Lima Filho, Alberi José Ferreira Matos, Álvaro Soares de Brito e Carlos Maurício Ribeiro dos Santos.

 

A primeira diretoria da AGAP/RN foi provisória, sendo assim constituída: Presidente - Dr. Nilton Bezerra Pires; 1º Vice-presidente - Octávio Correa César Filho; 2º Vice-presidente - Cláudio Gomes de Oliveira; Diretor Administrativo - Ivan Silva; Diretor Financeiro - Djair Pacheco Duarte; Diretor de Assist. Social e Educacional - Jonas Félix Damasceno; Conselho Fiscal Efetivo - Noé Soares do Rego, Arié Santos de Souza e Gelson José Divino; Conselho Fiscal Suplente - César Augusto Etcheverry Silveira, Sandoval Ferreira Nobre e Domício Silvério dos Santos.

 

Após 153 (cento e cinqüenta e três) dias a contar da data de fundação, no dia 19/09/1982, foi realizada uma eleição por aclamação devido a ser somente registrada uma única chapa. Essa seria a primeira diretoria permanente da AGAP/RN, nela continha os seguintes diretores: Presidente - Nilton Bezerra Pires; 1º Vice-presidente - Otávio Correia C. Filho; 2º Vice-presidente - Cláudio Gomes de Oliveira; Diretor Administrativo - Ivan Silva; Diretor Financeiro - Djair Pacheco Duarte; Diretor de Assit. Social e Educacional - Jonas Félix; Conselho Fiscal Efetivo - Noé Soares do Rego, Arié Santos de Souza e Gelson José Divino; Conselho Fiscal Suplente - César Augusto E. Silveira, Sandoval Ferreira Nobre e Domício Silvério dos Santos. Em virtude da chapa inscrita não estar de acordo com o estatuto, essa eleição foi cancelada.

 

Após 30 (trinta) dias da data de cancelamento da eleição, precisamente em 18/10/1982, foi realizada uma assembléia com 25 (vinte e cinco) associados, presentes na então sede da secretaria da AGAP/RN para escolha da diretoria de quadriênio 1983/1986. A chapa composta da diretoria foi lida e aceita por todos os presentes, constituída como: Presidente - Marcelo Henrique de Garcia Maior; 1º Vice-presidente - Marcos Antônio Nunes; 2º Vice-presidente - José Torres Teixeira; Diretor Administrativo - Nilton Bezerra Pires; Diretor Financeiro - Dinarte Guimarães Caldas; Diretor de Assit. Social e Educacional - Francisco Véscio Pinheiro da Costa; Conselho Fiscal Efetivo - Luiz Carlos Scola, Ely Morais de Oliveira e Sebastião Jerônimo da Silva; Conselho Fiscal Suplente - Bernardo de Morais, José Wilde da Silva e Ary Barbosa Diniz; Conselho Administrativo Efetivo - Hélcio Batista Xavier, João de Deus Teodózio e Danilo Menezes Nunes; Conselho Administrativo Suplente - Washington Xavier Amâncio, Valdeci Santana e João Herval da Mata Couto.

 

Após a primeira eleição, as demais aconteceram de quatro em quatro anos seguidas alternadamente compostas com as seguintes diretorias:

 

2ª Diretoria / 1986 - 1990

 

Presidente: Ivan Silva; Vice-presidente: Djair Pacheco; Diretor Administrativo: Nilton Bezerra Pires; Diretor Financeiro: Duarte Guimarães Caldas; Diretor de Assit. Social e Educacional: Francisco Véscio Pinheiro; Conselho Fiscal Efetivo: Luiz Scala, Ely Morais de Oliveira e Sebastião Jerônimo da Silva; Conselho Fiscal Suplente: Bernardo de Morais, José Wilde da Silva e Ary Barbosa Diniz; Conselho Administrativo Efetivo: Valdeci Santana, João de Deus Teodózio e Danilo Menezes Nunes; Conselho Administrativo Suplente: Hélcio Batista Xavier, Washington Xavier Amâncio e João Herval da Mata Couto.

 

3ª Diretoria / 1990 - 1994

 

Presidente: Danilo Menezes Nunes; 1° Vice-presidente - Hélcio Batista Xavier; 2º Vice-presidente - José de Arimatéia Costa; Diretor Administrativo: Máximo Marcos Pereira Pontes; Diretor Financeiro: João de Deus Teodózio; Diretor de Assit. Social e Educacional - Francisco Véscio Pinheiro.

 

4ª Diretoria /1994 - 1998

 

Presidente: Hélcio Batista Xavier; 1º Vice-presidente: Djair Pacheco Duarte; 2º Vice-presidente: Gilberto Pereira de Lima; Diretor Administrativo: Esmerino Análio de Araújo Filho; Diretor Financeiro: Antônio Pereira Filho; Diretor de Assit. Social e Educacional: José Maria da Silva; Conselho Fiscal Efetivo: Danilo Menezes Nunes, João de Deus Gondim Teodózio e José de Arimatéia Costa; Conselho Fiscal Suplente: José de Anchieta da Silva, Washington Xavier Amâncio e Noé Soares do Rego; Conselho Administrativo Efetivo: Adilson Ribeiro da Silva, José Ribamar Cavalcante e Valdeci Santana Araújo; Conselho Administrativo Suplente: Alberi José Ferreira Matos, José Luiz de Albuquerque e Silva e Francisco Olímpio dos Santos Filho.

 

5ª Diretoria / 1999 - 2003

 

Presidente: Edimundo Pereira; 1º Vice-presidente: Erite Ribeiro da Silva; 2º Vice-presidente: José de Arimatéia Costa; Diretor Administrativo: José Walmir da Silva; Diretor Financeiro: Valdeci Santana de Araújo; Diretor de Assit. Social e Educacional: Joel Ribeiro Pereira; Conselho Fiscal Efetivo: Francisco Véscio Pinheiro, Aelson Moacir e Silva e Josemar Ferreira Diniz; Conselho Fiscal Suplente: Carlos Antônio Severo Dias, Expedito Nunes de Oliveira e José de Anchieta da Silva.

 

6ª Diretoria - 2003 - 2007

 

Presidente: Edmundo Pereira; Vice-Presidente: Berilo de Castro; Diretor Administrativo: Francisco de Assis da Silva; Diretor Financeiro: Paulo César de Oliveira; Diretor de Assit. Social e Educacional: Aelson Moacir e Silva; Conselho Fiscal Efetivo: Francisco Véscio Pinheiro, José Ribamar Cavalcante e José Edson Gomes da Silva; Conselho Fiscal Suplente: Josemar Ferreira Diniz, Expedito Nunes de Oliveira e José de Anchieta da Silva.

 

7ª Diretoria - 2007 - 2015 

Presidente: Edmundo Pereira; 1º Vice-Presidente: Sebastião Jerônimo da Silva; 2º Vice-Presidente: Wallace Gomes da Costa; Diretor Administrativo: Francisco de Assis da Silva; Diretor Financeiro: Evaldo de Oliveira Paula; Diretor de Assit. Social e Educacional: Aelson Moacir e Silva; Conselho Fiscal Efetivo: Humberto Albuquerque Silva, Esmerino Analio de Araújo Filho, Sandoval Ferreira Nobre; Conselho Fiscal Suplente: Luiz Antônio Leite Conceição, Ranieli Bernardo de Arruda e Crisvaldo Feitosa de Souza.

 

                                                                                               Atual Diretoria - 2015 - 2019

 

 

 

Presidente: Edmilson dos Santos Lima, Vice-presidente: Francisco de Assis da Silva, Diretor Administrativo: Gilberto Pereira Lima, Diretor financeiro: José Gomes de Medeiros, Diretor Educacional: Mirabor de Souza Rocha, Diretor Social: Gilson Lopes, Conselho Fiscal: Sandoval Ferreira Nobre, Sonildo Alves de Souza, Antônio Jailton de Sousa, Evaldo de Oliveira Paula, Ivan Montenegro Vidal, Kleber Correia de Lima.

 

Realizações da AGAP/RN

 

Apesar das dificuldades o Sr. Edimundo Pereira conseguiu realizar em seu primeiro ano de mandato uma parceria com a Força Sindical, chegando a promover cursos básicos de informática beneficiando sócios e dependentes.

 

No dia 08 (oito) de maio de 2000, por intercessão do atual Presidente Sr. Edimundo Pereira, ocorreu à filiação a FAAP - Federação das Associações de Atletas Profissionais, esta que tem sede em Brasília - DF. Esta filiação propiciou a AGAP/RN o recebimento de recursos financeiros para sua instalação e ampliação de sua sede social, bem como outros recursos de fomento ao setor de assistência social e educacional. Após a filiação, precisamente no dia 26/04/2003, a AGAP/RN foi reinaugurada devido a reforma em sua atual sede com recursos financeiros cedidos pela FAAP, a partir deste ano deu-se o recadastramento do quadro social, passando os sócios a serem federados, ou seja, habilitados a receberem benefícios da FAAP.

Em Novembro de 2008 houve a compra de um Imóvel pela FAAP para ser a nova sede da AGAP/RN, situado na Rua Vigário Bartolomeu, 635 – Ed. 21 de Março – Sala 801 – Cidade Alta.

 

 

Eleições históricas

 

No dia 31/05/2003, nas dependências da sua nova sede localizada no Estádio Machadão, realizou-se a primeira eleição com votação da história da AGAP/RN, reuniram-se neste dia cerca de 200 atletas para realizar o pleito. Foram inscritas 02 (duas) chapas que tinham a seguinte composição: CHAPA 1 - Presidente: Edimundo Pereira; 1º Vice-presidente: Edmo Sinedino de Oliveira; 2º Vice-presidente: Berilo de Castro; Diretor Administrativo: Francisco de Assis da Silva; Diretor Financeiro: Paulo César de Oliveira; Diretor de Assit. Social e Educacional: Aelson Moacir e Silva; Conselho Fiscal Efetivo: Francisco Véscio Pinheiro, José Ribamar Cavalcante e José Edson Gomes da Silva; Conselho Fiscal Suplente: Josemar Ferreira Diniz, Expedito Nunes de Oliveira e José de Anchieta da Silva. CHAPA 2 - Presidente: Washington Xavier Amâncio; 1º Vice-presidente: Reinaldo Silvério dos Santos; 2º Vice-presidente: Domício Silvério dos Santos; Diretor Administrativo: Hélcio Baptista Xavier; Diretor Financeiro: Romualdo Pereira Coutinho; Diretor de Assit. Social e educacional: Francisco das Chagas Marinho; Conselho Fiscal Efetivo: João de Deus Gondim Teodózio, Alberi José Ferreira Matos e Francisco Pereira da Silva; Conselho Fiscal Suplente: Ivan Xavier da Silva, Ilson Peres de Faria e José Soares de Lima. Depois da votação deu-se o seguinte resultado: A Chapa 1 obteve 115 (cento e quinze) votos e a Chapa 2 obteve 77 (setenta e sete) votos, desta forma constatou-se que a Chapa 1 foi vencedora.

No dia 02/06/2003 a chapa vencedora na eleição realizada no dia trinta e um de maio do decorrente ano, foi empossada com o mandato a ser cumprido até trinta e um de março de dois mil e sete.

 

E todos os associados em dias com sua anuidade, poderão requerer a benefícios disponibilizados pela Associação, tais como:

                                                                                         

    • Dispomos de serviços em advocacia, com Dr. Luiz Antônio de Almeida;
    • Os associados da AGAP tem acesso gratuito ao Estádio Machadão nos dias de jogos;
    • Bolsa de estudos superior, médio e Profissionalizante;
    • Auxílio Alimentação e Saúde, Medicamentos para doentes crônicos;
    • Auxílio Funeral, limitado a 03 (três) salários mínimos;
    • Cestas Básicas.

 

Parcerias:

    • SESI – os associados têm direito a consultas, exames e odontologia pagos pela FAAP o valor de 40%;
    • SESC – os associados podem fazer a carteirinha do SESC para o titular e seus dependentes e com isso receber descontos em todas as unidades do SESC;
    • FARMÁCIAS IRMÃ DULCE - os associados têm desconto de 15% em medicamentos;
    • SPORT REAL – os associados têm desconto de 15% a vista e 10% a prazo;
    • COOPTAXI – descontos;
    • CREF p/ Não Graduados – registro no CREF para os associados.
    • UNI – RN – Centro Universitário do Rio Grande do Norte.

 

Projetos a serem desenvolvidos pela AGAP/RN

* Bom de Bola Bom de Escola

* Fórum Nacional do Sistema e ser realizado na UNP – universidade Potiguar.